O programa educativo criado em 2018 inspira crianças e jovens da rede de ensino público do interior de São Paulo a cuidarem da natureza e de suas espécies, vinculando os assuntos trabalhados em sala de aula.

Em visitas monitoradas são organizadas pelo Instituto Tatiana Siaulys, as crianças dos municípios da região adquirem consciência sobre a importância da preservação, do cuidado e do respeito aos animais e os impactos socioambientais.

Programa ambiental

Na jornada, os alunos passam por duas grandes etapas:

Palestra de apresentação geral das temáticas de sustentabilidade, preservação animal e o papel dos mantenedouros na luta contra o comércio ilegal.

Imersão nos recintos onde estão os animais resgatados.

A palestra segue uma linha didática que começa vinculando os assuntos escolares aos quais as crianças já estão familiarizadas, para então apresentar a diferença entre um ecossistema preservado e outro degradado, explicando o que os diferencia e a importância da fauna neste processo, abordando a questão central do tráfico de animais silvestres, o seu funcionamento apresentando suas principais vítimas.

Todo o conteúdo da palestra é trabalhado com uma dinâmica entre exposição, conscientização e jogos de memorização que geram na criança um relacionamento mais íntimo e pessoal com o assunto, preparando para o momento de interação com os animais.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

Ferramenta educativa de combate ao tráfico animal

O projeto de Educação Ambiental aliado do Habitá, funciona não apenas na conscientização sobre a importância do meio ambiente como um todo, é uma ferramenta fundamental na política de combate ao tráfico de animais silvestres - o terceiro na lista de negócios mais lucrativos, atrás apenas do tráfico de drogas e armas.

Criando boas memórias, gerando uma nova consciência

A experiência lúdica e estimulante em contato direto com os animais reabilitados, vítimas do comércio ilegal e de acidentes com atropelamento e linhas de pipa, promove um conteúdo rico sobre a relação entre a proteção das espécies como um ponto fundamental para o equilíbrio e a saúde do meio ambiente.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL